Venho me
perguntando como os alunos estão tendo mais dificuldades de interpretação e
resolução de situações problemas. Desde meu início como professor há
aproximadamente 20 anos, acho que encontrei o motivo da indagação feita
anteriormente. Este século é marcado por um grande vilão: a ansiedade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o índice de
pessoas que sofrem de ansiedade aumentou 14,9% em dez anos. No Brasil, 18,6
milhões já foram diagnosticados com o transtorno ( dados da revista Galileu ).
Uma nova pesquisa da
Escola de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin, nos EUA,
mostra que a ansiedade pode ter um relacionamento direto com hereditariedade. Segundo
o pesquisador Ned H. Kalin, presidente do departamento de psiquiatria da
Universidade citada, se os pais possuem um nível diferente de ansiedade, é mais
provável que os filhos também o desenvolvam. O mesmo também afirma que
ansiedade e depressão coexistem.
O nível
de ansiedade dos alunos no período do ENEM, são os maiores possíveis, podendo
colocar a perder todo conteúdo trabalhado durante o ano. A ansiedade é o
contato direto com o estresse. É
importante a revisão dos conteúdos mais básicos, porém é tão importante quanto
a divisão de tarefas diárias de forma a diminuir o máximo de ansiedade e o
nível de estresse.
Obs : matéria também postada no blogdozebrao.
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