Parece até conto de Mitologia Grega, Medusa transforma tudo em pedra. Não é Mitologia, é pura realidade. O Lago Natrão, na Tanzânia, transforma tudo que o toca em pedra, isso ocorre devido a composição química predominante, o Natrão ( também é o nome do lago). É um sal formado por bicarbonato de sódio hidratado e bicarbonato de cálcio, que se depositou ali por meio de cinzas vindas de vulcões. Os egípcios sabiam disso e usavam a substância em processos de mumificação.
Uma vez que os animais são capturados pelo lago, talvez pela confusão com reflexos da superfície, ficam calcificados. O sal alcalino (pH do lado entre 9 e 10,5) presente no lago "gosta" de água e absorve toda umidade, ressecando qualquer coisa que entre em contato com ele. Esta é umas das mais aceitas explicações, feita por Ethan Kinsey, membro da expedição de Nick Brandt, fotógrafo britânico. Alem de tudo isso a alcalinidade atua como uma substância antibacteriana, preservando os corpos da decomposição.
Fonte: Revista Isto é, Nº 2290. Veja reportagem completa.
As imagens abaixo foram feitas com a reposição dos animais encontrados. O fotógrafo Nick Brandt colocou os cadáveres de modo que parecessem vivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário