M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Carnaval e a Física II

    É muito difícil definir a verdadeira origem do carnaval, embora grandes pesquisadores e astrônomos falam das festas romanas, as Saturnais e as Lupercais, que envolviam festins e muitas danças.
    As festas Saturnais, em homenagem ao deus Saturno, eram de caráter livre, ou seja, não envolvia nenhuma discriminação, até os escravos podiam ira as ruas para comemorar, eram bem populares. Algumas pessoas de um certo nível social, devido a grande baderna que se formava nas ruas, preferiam passar este tempo no campo.
      As festas Lupercais, celebradas em homenagem ao deus Pã, matador da loba que aleitara Rômulo e Remo, festejavam-se a fecundidade. Durante suas comemorações, untados de sangue de cabra e lavados com leite, os Lupercos nus ( representantes  de Pã ou Lupércio ) saiam batendo nas pessoas com uma correia de couro. As mulheres grávidas saiam as ruas para levar uma correada, pois acreditava que assim poderia amenizar as dores do parto.
    A igreja criou uma outra solução para estas comemorações, para assim santificar estas comemorações festivas, como? As comemorações passaram a ser celebradas como período de alegria por está chegando a Quaresma. Se comemora primeiro, para depois entrar no período de sagradas orações de Quaresma, para chegar até a Páscoa e em fim a Paixão de Cristo. Até hoje a igreja não participa diretamente dos festejos de carnaval, é uma comemoração totalmente popular sem relação espiritual, apenas de celebração da alegria.
    Como citado anteriormente, em outra postagem, toda esta pesquisa tem grandes influências astronômicas, ligadas a História da Física. A todos os foliões, que encontram-se nas saturnais ou lupercais comemorações deste feriado, tenham um bom carnaval!
                                           Lupercais
                                          Saturnais

Nenhum comentário:

Postar um comentário