M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

domingo, 12 de agosto de 2018

O Zero Absoluto e Lorde Kelvin !

   Na termologia o estudo das escalas térmicas foram importantes para medir o grau de agitação das moléculas pela temperatura. As escalas mais importantes estudadas são Kelvin, Celsius e Fahrenheit.
   A terceira lei da termodinâmica requer o conceito de uma temperatura mínima abaixo da qual nenhuma temperatura pode cair - Zero Absoluto.

  O físico francês Guillaume Amontons ( 1663 - 1705 ) foi o primeiro a atacar o problema na prática. Em 1702, ele construiu um termômetro de ar , e declarou que a temperatura em que o ar não tinha " fonte" para afetar a medida era " o zero absoluto".
  Lorde Kelvin encontrou uma valor derivado do termômetro de ar de Gay - Lussac ( depois de investigar como o volume e a temperatura de uma gás estão relacionados. Ele descobriu que se a pressão é mantida constante o volume de um gás aumenta em 1/273 para cada 1ºC acima de zero). A escala se baseia na escala Celsius, mas começa em -273,15ºC ( zero absoluto ), e não em 0ºC.
  Portanto o Zero Absoluto seria a temperatura do repouso das moléculas no estado sólido.
  Curiosidades : Kelvin foi indicado a Presidente da Royal Soceity, uma vez que se tornou cavaleiro. Não foi um cientista muito esclarecido e rejeitou tanto a teoria da evolução de Darwin quanto a existência de átomos.
Bibliografia: A História da Física - Anne Rooney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário