O termo em inglês Big Data é usado para definir a tectônica quantidade de dados e informações que produzimos no mundo digital. Em apenas 10 minutos, a humanidade pode anexar informações quase três vezes, ou mais, que as disponíveis na melhor biblioteca de seu Estado. O Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedades e velocidades inéditos até hoje. Na prática a tecnologia permite analisar qualquer informação digital em tempo real, sendo fundamental para tomada de decisões.
A grande novidade das soluções Big Data é lidar também com os chamados dados não-estruturados, que até então só podiam ser compreendidos por pessoas. São tweets, posts no Facebook, vídeos geolocalizações e comportamento de clientes que dependem de contexto para ter sentido.
Conjunto de algoritmos com sequências determinadas para compreender dados, interpretar e fornecer informações dentro de um certo contexto de pesquisa.
Pois é! O número de informações do mais variado assunto você pode encontrar na net. Pode pesquisar no Google, por exemplo, que vai achar até o nome do gatinho da sua vizinha.
Estocar informações de aproximadamente 1 gigabyte saía por 1000 dólares a duas décadas, hoje sai a apenas 6 centavos.
O necessário é que você seja um homem Big Data ou uma mulher Big Data bem cuidadosa com o que posta e o que ler, uma alta quantidade de informações lidas e processadas em pouco tempo, pode deixar passar dados importantes, até mesmo sobre a veracidade da mesma. Já as informações digitais do Big Data são relacionadas com todas informações em rede, sobre determinado tema, dando uma solução final.
Existe hoje até aparelhos de monitoramento da saúde de um indivíduo de forma online, enviando para o mesmo, a cada minuto, boletins sobre riscos de doenças, contaminações, até mesmo medicações, fazendo pesquisas e relacionando dados.
Em poucos anos o mundo será totalmente monitorado, 24h por programas e algoritmos na internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário