M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

sábado, 4 de maio de 2013

Olha o Inseticida ! Tenha cuidado!

    A maioria dos inseticidas autorizados pelo Ministério da Saúde para uso doméstico é à base de piretrinas e piretróides ou organofosforados ou ainda uma combinação dessas duas classes de substâncias.
    Os inseticidas organoclorados são proibidos para uso domestico devido sua toxidade ( exceto em campanhas de febre amarela ou à dengue - casos de saúde pública).
    Os conhecidos inseticidas " mata tudo" são compostos basicamente de organofosforados, 0,49% de Diclorvos ( nome comercial do 2,2 - diclorovinilmetilo, também conhecido pela sigla DDVP), muito letal sobre o inseto e 0,13% de Tetrametrina (C19H25NO4) com função de regular o crescimento dos insetos, atuando como neurotoxinas, restringindo o desenvolvimento das larvas. Outros compostos adicionais são: Sinergista ( substância de efeito potencializador ), Solvente derivado do petróleo ( normalmente querosene desodorizado ), Butano e Propano(gases propelentes) permitem que o líquido inseticida seja utilizado na forma de aerossol.
     O cuidado com estes inseticidas devem ser muito grandes, muitas vezes o rótulo avisa que não tem problema nenhum, pois o material não tem odor. Olhe a composição acima, veja se seu produto à possui. Neste caso o rótulo do mesmo deve conter as informações médicas, como a ação tóxica( distúrbios sensoriais cutâneos, hipersensibilidade, neurite periférica), e antídoto ( anti-histamínicos e tratamento sintomático).
 Obs: A lei obrigava que as embalagens de inseticidas viessem com faixas coloridas indicando o grau de toxidade,após portaria, foi revogada. Porem devem ser  anexado frases deixando claro o perigo do produto.
Antiga norma: Vermelho - Extremamente tóxico
                      Amarelo - Altamente tóxico
                      Azul - Mediamente tóxico
                      Verde - Pouco tóxico 

Referências : Química Orgânica - Marta Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário