A viscosidade de um fluido é um tipo de atrito que ocorre entre as partículas que compõem o fluido, facilitando ou dificultando o deslisamento das moléculas umas sobre as outras. Por exemplo, comparando a água e o óleo, as moléculas de água deslizam mais facilmente umas sobre as outras do que em moléculas do óleo. por isso a água é menos viscosa que o óleo, escorrendo com mais facilidade.
Como o atrito são forças dissipativas, fluidos com alta viscosidade dissipam bastante energia, transformando-a em calor. As altas temperaturas atingidas fazem que alguns líquidos, como óleo, percam suas propriedades viscosas.
Os fabricantes de óleo lubrificante para automóveis são cuidadosos na sua recomendação, com vários tipos, para cada modelo de automóvel. Os óleos lubrificantes tem viscosidade suficiente para criar uma película protetora nas peças dos motores, porém não podem ser muito grossos, o que poderia oferecer resistência a movimentação das peças dos motores.
Observar o nível do óleo periodicamente é muito importante para manter a segurança do motor, sendo que a sua troca, sempre que necessário, devido as condições citadas acima relacionadas ao aquecimento, deve ser feita como cada fabricante recomendar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário