A Galáxia , ou Via Láctea, é o sistema estelar em que está situado o sistema solar. Sua massa é equivalente a cem bilhões de sóis. Seu aspecto a olho nu é o de uma faixa de luz débil e trêmula, constituída por inúmeras estrelas que a vista humana não consegue determinar. Foi a descoberta da luneta e, principalmente, a aplicação da fotografia que produziram um importante avanço no estuda da Via Láctea.
Via Láctea vista da Terra
Via Láctea significa Caminho de Leite. E este nome, a exemplo de tantos outros, tem origem na mitologia grega. Os pastores gregos acreditavam que a mancha leitosa que corta o céu era o caminho que a deusa Juno percorria todos os dias quando amamentava seus filhos. Gotas de leite caiam diariamente do seio de Juno. E pouco a pouco estas gotas de leite formavam a Via Láctea, esteira luminosa da cor do leite.
Pela teoria de Jan Hendrik Oort, o Sol e a maior parte de seus vizinho giram ao redor do centro galático com velocidade de duzentos a 250Km/s, sendo que as estrelas mais próximas giram mais rapidamente do que as mais afastadas.
A noite está de estrelas recoberta
é a Via Láctea...
a esparramar-se , inteira,
parece uma florida trepadeira
abrindo os astros na amplidão deserta
( poeta J.G.de Araújo Jorge)
Referências: O Livro de Ouro do Universo, Ronaldo Mourão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário