M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

sábado, 15 de agosto de 2015

Cerveja de pinhão!

   O pinhão é a semente da araucária, espécie da Mata Atlântica que ocupa hoje menos de 3% de sua cobertura original, e uma parceria das fundações Grupo Boticário de Proteção a Natureza e Centros de Referencia em Tecnologias Inovadoras ( Certi) desenvolveu uma forma inovadora de protegê-la: uma cerveja feita a partir dos pinhões produzidos segundo padrões sustentáveis. A bebida é fabricada somente quando a extração do pinhão é autorizada. Pelas normas, os produtores devem reduzir o impacto de atividades prejudiciais à regeneração da floresta. Para 2015, a cervejaria Insana, responsável pela produção, envasou 45 mil garrafas, destinadas sobretudo aos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro e Região Sul.



   Pedro Reis, gestor da cervejaria Insana, conta que a ideia de usar a semente da araucária na produção da bebida surgiu por uma questão de “bairrismo”. “Queríamos fazer uma homenagem ao estado. O pinhão não é muito conhecido fora dos estados do Sul, quem dirá no exterior”, diz. A chamada pinole nacional também é pouco industrializada – na maior parte das vezes, o consumo é in natura, sem processamento ou associação com outros produtos.

    “Como é uma fonte boa de amido, decidimos tentar”, conta Reis. Ele afirma que o processo para o desenvolvimento do produto levou cinco anos e foi “divertido”, cheio de tentativas. Como o pinhão tem “pouco sabor”, surgiu a dificuldade para chegar num traço que lembrasse o gosto. Depois de muitos testes, a cervejaria chegou na proporção adequada de pinhão, malte, lúpulo, água e levedura, que são cozidos juntos.

Série Astronomia - Via Láctea

   A Galáxia , ou Via Láctea, é o sistema estelar em que está situado o sistema solar. Sua massa é equivalente a cem bilhões de sóis. Seu aspecto a olho nu é o de uma faixa de luz débil e trêmula, constituída por inúmeras estrelas que a vista humana não consegue determinar. Foi a descoberta da luneta e, principalmente, a aplicação da fotografia que produziram um importante avanço no estuda da Via Láctea.
     Via Láctea vista da Terra

   Via Láctea significa Caminho de Leite. E este nome, a exemplo de tantos outros, tem origem na mitologia grega. Os pastores gregos acreditavam que a mancha leitosa que corta o céu era o caminho que a deusa Juno percorria todos os dias quando amamentava seus filhos. Gotas de leite caiam diariamente do seio de Juno. E pouco a pouco estas gotas de leite formavam a Via Láctea, esteira luminosa da cor do leite.

   Pela teoria de Jan Hendrik Oort, o Sol e a maior parte de seus vizinho giram ao redor do centro galático com velocidade de duzentos a 250Km/s, sendo que as estrelas mais próximas giram mais rapidamente do que as mais afastadas.
A noite está de estrelas recoberta
é a Via Láctea...
a esparramar-se , inteira, 
parece uma florida trepadeira
abrindo os astros na amplidão deserta

( poeta J.G.de Araújo Jorge)

Referências: O Livro de Ouro do Universo, Ronaldo Mourão.