M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Eletrização das nuvens

 As nuvens vivem mostrando seu lado "escuro" quando carregadas de água e de cargas elétricas. Muita chuva, relâmpagos, dentre outras coisas. Anualmente 3,15 bilhões de raios atingem a Terra, resultando numa incidência de aproximadamente 100 raios por segundo.
  Em dias muito quentes, massas de ar quente, menos densas, sobem levando a umidade que, ao encontrar regiões mais frias, se condensa formando minúsculas gotas de água.
  As massas de ar frio descem, formandouma corrente de convecção. Nessas correntes, as partículas de gelo presentes na nuvem colidem entre si, ocorrendo entre elas uma transferência de cargas eletricas. Dessa maneira, as partículas adquirem cargas de sinais opostos( os cristais de gelo,menores, carga elétrica positiva e os granizos,maiores, cargas negativas que se acumulam na base da nuvem).
 Com o aumento de cargas nas nuvens, ocorre ionização do ar, gerando uma descarga elétrica. essas descargas ocorrem, na maioria, no interior da nuvem, mais podem ocorrer de uma nuvem para outra e da nuvem para terra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário