ESTA REPORTAGEM RETORNA COMO UMA BOA LEITURA PARA ENEM( TEMAS LIGADOS AO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA PODE APARECER)
Varias cidades do nosso Brasil estão em acordo com pesquisadores, aplicando em suas empresas fornecedoras de energia, o medidor de Energia Inteligente. Nove cidades brasileiras já desenvolveram projetos para testar a Smart Grid, a rede inteligente de energia que proporciona tarifas diferenciadas e mais economia na conta de luz.
Estes aparelhos podem mostrar individualmente o consumo de cada aparelho elétrico em funcionamento na sua casa. Mostra se está com defeito e consumindo energia mais do que deveria, como por exemplo a hora correta de trocar o seu chuveiro.
Porém a aplicação deste tipo de medida, que reduziria o gasto de energia e os valores da conta, tem um valor de implantação muito cara para as empresas administradoras. Além de ter que trocar a maioria dos aparelhos atuais, que hoje são analógicos, por modelos eletrônicos. A Aneel estima que haja hoje, em todo território nacional, cerca de 70 milhões desses aparelhos.
Já é um passo para redução do consumo de energia. Podemos citar como exemplo a cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, que tem em torno de 14 mil medidores novos, instalados pela EDP, concessionária de energia, no modelo Smart Grid ( experimentais ), como parte do projeto Inov-City, iniciado em 2010.
Matéria completa, muito boa, na revista Planeta Ed. 496
Nenhum comentário:
Postar um comentário