M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Mais Lida de 2013 - Por Que o Balão Sobe na Atmosfera!

   Esta foi a postagem mais lida pelos alunos em 2013. Leia novamente:
A dilatação sofrida por uma massa gasosa aquecida costuma ser usada para fazer balões subirem na atmosfera. O ar é aquecido pela chama de um bico de gás. Ao se dilatar, parte escapa e o ar que permanece dentro do balão terá, consequentemente, sua densidade reduzida.
   Assim, o ar externo é mais denso que o ar interno e, nessas condições, o empuxo sobre o balão é maior que seu próprio peso, fazendo com que ele suba na atmosfera. Regulando a temperatura do ar interno, pode-se fazer o balão subir ou descer, conforme deseje o operador.

Fonte: Física, Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga.

Como funciona a panela de pressão?

  A pressão atmosférica é o peso do ar atmosférico sobre a superfície. A razão entre força e área determina a pressão.
  O peso do ar tem o papel de dificultar a saída do vapor em um processo de ebulição. Logo a água deve ser mais aquecida para ganhar energia suficiente vencendo esta pressão. A maneira de se obter este êxito é elevar a temperatura. No caso da água é de 100°C.
  A panela de pressão segura todo vapor na parte interna, aumentando o peso do ar sobre o líquido em fervura. Com isso a pressão interna fica maior que a atmosférica, elevando a temperatura( água ferve acima de 100°C). Em alta temperatura os alimentos cozidos mais rápido.
  Cuidado com o entupimento do pito da panela, a elevação da pressão pode provocar uma explosão.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Energia Solar é a solução!

   Foi inaugurada em novembro de 2013, a mega Usina de Energia Solar Kagoshima Nanatsujima, espalhada sobre o mar numa enseada no sul do Japão, é a maior do país, capaz de produzir 70 megawatts. A planta pode abastecer ate 22 mil domicílios e ,embora esteja próxima do vulcão ativo Sukuragima, é considerada à prova de terremoto, tempestades e tsunamis. É uma grande resposta japonesa ao que aconteceu em fukushima, em 2011. A Energia SOLAR é uma solução viável para o fornecimento de energia, diminuindo as consequências desastrosas ao meio ambiente e ao próprio homem.
    Postagem baseada em reportagem da revista Planeta ed 495


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Apostila Eletricidade - 3º ano - Coopenaza

Segue para Download Link abaixo da apostila da aula 1 do 3º ano Coopenaza Nazaré. Click no Link, depois quando abrir a página Click em: (Click here to start dowload from sendspace)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Stephen Hawking. É o Cara!

   Esta mente brilhante luta a anos contra a esclerose lateral amiotrófica, porém sua capacidade cerebral funciona normalmente. 
   Hawking é conhecido no mundo científico como uma das mentes mais brilhantes da Física desde Albert Einstein. Revolucionou o estudo sobre buracos negros e é o autor de várias teorias.
   Publicou 12 livros, sendo três deles ao público infantil. O mais famoso é o best-seller Uma Breve História do Tempo. Apesar de todo reconhecimento acadêmico, ele não recebeu o Nobel. Se considera um ateu.
   Você que gosta de Física não pode deixar de ler algo sobre este CARA. Sua última obra publicada é uma autobiografia lançada em 2013.

O Perfume - Mais Pedida de 2013

 Esta foi uma das mais pedidas postagens de 2013, leoa novamente:

  Você sabe a origem do perfume? Quais os seus ingredientes principais? Pois bem! Vamos falar um pouco.
Acredita-se que o perfume tenha origem de mais de 500 mil anos antes de Cristo, com a descoberta do fogo. O mesmo está diretamente ligado a fumaça. A palavra perfume vem de per, origem de, em palavra latina,  e fumare, que significa fumaça. 
   A fumaça foi o primeiro agente perfumante, os objetos eram perfumados com diversos aromas a depender do material a ser queimado. Os deuses pagãos eram homenageados com a queima de madeira e folhas secas. Mais tarde os sacerdotes mudaram a composição usando ceras , vários tipos de folhas, materiais de origem animal, criando aromas diversos para perfumar o ambiente sagrado. A religiosidade foi forte na formação dos aromas, porem a igreja não permitiu mais esta forma perfumada, por está diretamente ligada ao culto pagão. Os Árabes, cuja a religião não impunha limites, foram os maiores responsáveis pela perpetuação dos perfumes.
   Depois de um tempo era necessário retirar os aromas de folhas e outras substâncias, não só por fumaça, mais de uma maneira a armazena-lo e usa-lo quando quiser.
    O perfume passou a ser feito com o uso de quatro ingredientes básicos:
1- Óleos essenciais: mistura de substâncias aromáticas, de origem animal, vegetal ou sintéticas, responsáveis pelo aroma característico do perfume.
2- Solvente: responsável pela volatilidade, afinal de contas o seu cheiro precisa pairar no ar. Os solventes mais comum são água e álcool etílico.
3- Fixador: usado para retardar a evaporação, tornando o aroma mais duradouro.
4- O corante: ligado a atração pelo produto, a cor mais bonita. Os mais comuns são clorofila, o sândalo e a cochonilha.
    O importante a manter-se bem com o olfato. Existem varias técnicas relacionadas aos processos diversos de formação dos perfumes, cada fabricante tem os seus.
    Uma das melhores produções literárias e cinematográficas, é a obra de Patrick Suskind " O Perfume, História de um Assassino.Leia ou assista o filme.


   Imagens do Filme O Perfume, História de um Assassino.