Esta foi uma das mais pedidas postagens de 2013, leoa novamente:
Você sabe a origem do perfume? Quais os seus ingredientes principais? Pois bem! Vamos falar um pouco.
Você sabe a origem do perfume? Quais os seus ingredientes principais? Pois bem! Vamos falar um pouco.
Acredita-se que o perfume tenha origem de mais de 500 mil anos antes de Cristo, com a descoberta do fogo. O mesmo está diretamente ligado a fumaça. A palavra perfume vem de per, origem de, em palavra latina, e fumare, que significa fumaça.
A fumaça foi o primeiro agente perfumante, os objetos eram perfumados com diversos aromas a depender do material a ser queimado. Os deuses pagãos eram homenageados com a queima de madeira e folhas secas. Mais tarde os sacerdotes mudaram a composição usando ceras , vários tipos de folhas, materiais de origem animal, criando aromas diversos para perfumar o ambiente sagrado. A religiosidade foi forte na formação dos aromas, porem a igreja não permitiu mais esta forma perfumada, por está diretamente ligada ao culto pagão. Os Árabes, cuja a religião não impunha limites, foram os maiores responsáveis pela perpetuação dos perfumes.
Depois de um tempo era necessário retirar os aromas de folhas e outras substâncias, não só por fumaça, mais de uma maneira a armazena-lo e usa-lo quando quiser.
O perfume passou a ser feito com o uso de quatro ingredientes básicos:
1- Óleos essenciais: mistura de substâncias aromáticas, de origem animal, vegetal ou sintéticas, responsáveis pelo aroma característico do perfume.
2- Solvente: responsável pela volatilidade, afinal de contas o seu cheiro precisa pairar no ar. Os solventes mais comum são água e álcool etílico.
3- Fixador: usado para retardar a evaporação, tornando o aroma mais duradouro.
4- O corante: ligado a atração pelo produto, a cor mais bonita. Os mais comuns são clorofila, o sândalo e a cochonilha.
O importante a manter-se bem com o olfato. Existem varias técnicas relacionadas aos processos diversos de formação dos perfumes, cada fabricante tem os seus.
Uma das melhores produções literárias e cinematográficas, é a obra de Patrick Suskind " O Perfume, História de um Assassino.Leia ou assista o filme.
Muito boa explicação, cunhado!
ResponderExcluirValeu Cunha !
ResponderExcluir