No deserto, durante o dia, temperaturas atinge valores muito elevados, situação que se inverte à noite, com temperaturas bem baixas. Por que será que isso acontece?
A explicação dessa variação se baseia no conceito de calor específico, propriedade específica física da matéria, que é a maior ou menor " capacidade " de uma substância se aquecer quando recebe ou perde determinada quantidade de calor. A areia do deserto possui calor específico relativamente pequeno, o que faz se aquecer com muita facilidade durante o dia e se resfriar facilmente durante a noite. Por isso as temperaturas variam muito.
Olhando a tabela acima podemos verificar o baixo valor do calor específico da areai, 0,2cal/gºC, ou seja, são necessários 0,2 calorias para variar 1ºC de temperatura a cada grama de areia. Em comparação com a água, são necessários 1cal/gºC. O calor específico da água é maior que o da areia. Assim, á água precisa de uma quantidade de calor maior para alcançar mesma temperatura da areia, motivo pelo qual em uma praia a areai aquece mais rápido que a água.
Bibliografia: Física 360º, Xavier e Barreto, FTD.