M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

domingo, 11 de março de 2018

  A cirrose é uma doença muito comum. O diagnóstico se dá quando o figado aciona suas defesas, ao ser atacado por agentes infecciosos e estranhos no organismo. São fatores químicos que geram uma reação inflamatória, produzem colágeno e iniciam um processo de regeneração. O excesso da proteína resulta em um fígado fibrosos, incapaz de transportar direito o sangue e a bile
   A resposta ao combate desta doença, que afeta e mata cerca de 30 mil pessoas por ano no país, pode estar no anfíbio Siphonops annulatus, a cobra-cega. Foi descoberto que o animal possui melanomacrófagos, células especializadas em fagocitar e digerir colágeno. Segundo Robson Gutierre , pesquisador responsável , só é necessário identificar agora se as moléculas de colágeno da cobra-cega são semelhantes a nossas para entender se os melanomacrófagos do anfíbio teriam a mesma atuação nos humanos.

Bibliografia : Revista Galileu ED 320
   Muitos alunos, depois de estudar modelos atômicos, perguntam ao professor se o átomo é visível. Não se pode ver um átomo isolado. No entanto, podem-se ver manchas coloridas, na tela do computador, dando a localização dos átomos num dado material. Estas manchas são obtidas através do microscópio de tunelamento em técnica criada na década de 1980.
Microscópio de Tunelamento
   
   Em 2003, foi anunciada como detectar a nuvem eletrônica do átomo de silício. Um pulso de raio X muito rápido arranca elétrons do átomo e um segundo pulso de raio X "fotografa" a reposição de elétrons, medindo a energia eletromagnética que é  liberada.
  Bibliografia: Química/Feltre, Ricardo.

domingo, 4 de março de 2018

Os Aromáticos - Química Orgânica

   Muitos hidrocarbonetos aromáticos, assim como seus derivados, são substâncias prejudiciais à saúde, sendo muitos deles considerados agentes cancerígenos. a ingestão de aromáticos, por via oral ou por inalação, ou mesmo o contato com eles, produz alterações no metabolismo. Uma dessas alterações é a diminuição do número de leucócitos que participam da defesa do organismo, provocando uma doença denominada leucopenia.
A cola de sapateiro tem na composição o Tolueno
      Os profissionais das industrias petroquímicas ou siderúrgicas devem trabalhar com dispositivos que protejam contra os aromáticos e devem se submeter periodicamente a exames de saúde.
   Uma parte do benzeno, quando ingerida, sofre oxidação e, em seguida, transforma-se em fenol, que é eliminado juntamente com a urina.
Bibliografia: Química, João Usberco e Edgard Salvador.

Álcool + Energético! Evitar com Certeza!

   É muito comum em festas e baladas a combinação de um tipo de energético com bebidas contendo álcool. Varias instituições acadêmicas vem estudando e condenando esta prática. A Universidade  da Tasmânia, na Austrália, mostrou resultados de uma pesquisa com 403 pessoas entre 18 e 35 anos, que apresentou dados em que a mistura funciona como um coquetel molotov para o músculo cardíaco.
 
   Embora o álcool em si seja até benéfico para um coração saudável quando consumido em doses moderadas, o abuso acaba com a festa e transforma a bebida em ameaça. 
   Quando o energético entra associado a bebida efeitos são perigosos: elevação da pressão arterial, Taquicardia ( aumento anormal dos batimentos do coração) e até ataque cardíaco. 
   Recomendações diárias:
  _ Homem: até duas doses de whisky, duas taças de vinho, duas latinhas de cerveja.
  _ Mulher: redução pela metade das taxas acima.
DICA IMPORTANTE: Quando tiver metendo o pé na jaca , passando das taxas acima, beba bastante água.
Bibliografia: Revista Galileu