Neste ano a revista planeta publicou uma matéria falando do pôr do Sol azulado em Marte, que ocorreu dia 15 de abril . A sonda Curiosity, da Nasa, fez o primeiro registro em cores do Sol se pondo em Marte, a partir da posição na Cratera Gale. Isto ocorre porque a poeira presente na atmosfera de Marte possui partículas finas que permitem a luz azul penetrar no ar de modo mais eficiente do que cores com maiores comprimentos de onda, como vermelho e amarelo. Isso faz com que, entre as cores da luz solar, o azul fique mais próximo da parte do céu ocupada pela estrela.
Obs: Ao contrário do céu azulado da Terra, Marte tem um céu amarelo-acastanhado, exceto no nascer e no pôr do Sol que toma uma cor rosa e vermelha. Se o céu tivesse menos poeiras seria azulado como na Terra. Veja que o fenômeno acima ocorreu devido partículas muito finas de poeira.
Enquanto a viagem a Marte não bateu em sua porta, veja ótimos fenômenos ondulatórios ópticos de pôr do Sol na Terra mesmo. Lugares lindos de nossa Bahia, como Ilha Boipeba, Morro de São Paulo, dentre outros, tem ótimas imagens.
Bibl.: Revista Planeta Ed. 510
Nenhum comentário:
Postar um comentário