M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

domingo, 11 de junho de 2017

Dia dos Namorados - A Química do Amor - Série Mais Lidas!

   O amor é místico, difícil de ser entendido. Na ciência, o amor vem com os compostos químicos que atuam sobre nosso corpo, sobre o nosso cérebro, transmitindo todas as sensações e comportamentos que associamos a este fenômeno.

   É afirmado pela Ciência que o Amor tem suas fases: a primeira fase é a do desejo e é desencadeada pelos nossos hormônios sexuais, a testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres. A segunda fase é a da atração, enamoramento ou paixão, ou seja, quando nos apaixonamos, perdemos o apetite, não dormimos, não nos concentramos em nada. onde atua a Norepinefrina ( estimulante cerebral que está associada a euforia, falta de sono e de apetite) e a Dopamina (  importante no mecanismo do desejo e recompensa, com efeitos análogos aos da cocaína, o verdadeiro licor do amor). A terceira fase  é a fase da ligação, fornece laços para que os parceiros permaneçam juntos. A dois hormônios importantes nessa fase: a oxitocina( hormônio do carinho ou do abraço, produzida no hipotálamo) e a vasopressina ( hormônio da fidelidade).
   Outra substância sentimental é a Serotonina, os seus baixos níveis permanecem associados à fixação no ser amado. A professora Donatella Maraziti ( Univ. Pisa), no decorrer de estudos com pacientes  que sofriam de pertubação obsessiva compulsiva, descobriu que os baixos níveis de serotonina de quem se apaixona se aproximam dos níveis característicos desta doença mental.
  "Acho que o Amor nos deixa meio louco, um pouquinho de loucura é muito bom"
Veja as estruturas orgânicas abaixo:



Veja o quadro abaixo relacionando  algumas substâncias :


FELIZ DIA DOS NAMORADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário