M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Armas Químicas - parte II

O Gás Lacrimogêneo:

   O gás Lacrimogêneo é o nome dado a varias substâncias de irritação da pele, como o brometo de benzilo, ou o gás CS ( o- clorobenzilideno malononitrilo ) ,olhos ( causa cegueira temporária ) e vias respiratórias. O uso frequente deste gás é feito principalmente pela polícia como forma de controlar multidões. Neste momento em que vive o nosso País com muitos protestos politicamente necessários, deixando de lado a violência.
   Gases Lacrimogênios principais são os irritantes oculares: CS, CN ( chloroacetophenone) e CR ( dibenzoxazepine ) e o princinpal irritante respiratório o aerosol de pimenta.
    Os efeitos da exposição ao gás lacrimogêneo são reações involuntárias de lacrimação com uma forte sensação de queimação nas terminações nervosas da pele . Coceiras, inflamações, dor de cabeça, leve vertigem, sensação de insuficiência respiratória são os efeitos mais comuns.
    Atualmente, os gases lacrimogêneos, bem como os sprays de pimenta são legalizados em alguns países, sendo valido como arma apenas para auto-defesa, porém tais "armas" - disponíveis em portáteis como latinhas de spray - necessitam de licença e treinamento para seu porte e uso (restrito).
   Para prevenir maiores efeitos da bomba de gás lacrimogêneo ou qualquer similar, saia do local imediatamente dirigindo-se para um local de ar fresco; não toque os olhos ou o rosto com as mãos antes de lavá-las bem; retire a roupa contaminada assim que puder; remova lentes de contato (não com os dedos contaminados) e tente não esfregar com força ou coçar nada.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário