M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O Sol - Parte I

   A estrutura e a constituição do Sol têm sido estudadas pelos astrônomos ao longo dos tempos. É na fotosfera, superfície aparente do Sol, de onde vem a maior parte do calor e da luz. Acima da fotosfera, existe uma outra camada gasosa denominada cromosfera. 
   O Sol é a estrela central de nosso sistema, a maior responsável pela fonte gravitacional que mantem a rotação dos planetas em sua orbita. É um imenso globo gasoso com mais de um milhão de vezes o diâmetro da Terra. 
Dados:
Massa: 1,898 . 1030 Kg ( 333 mil vezes a da terra )
Raio: 696.000 Km (o dobro da distância da Terra a Lua )
   Na realidade o Sol é uma enorme esfera de gases muito quentes, com temperaturas desde seis mil graus, na superfície, até alguns milhões de graus, na parte exterior de sua atmosfera. No interior, a temperatura atinge até vinte milhões de graus.
   A origem da energia do Sol foi uma polêmica durante seu estudo na história. Com a descoberta das reações nucleares, mais energéticas que as químicas, pode-se obter um entendimento melhor. Um ciclo de reações no qual núcleos de hidrogênio ( prótons) se transformam em núcleo de hélio ( 1 g de H em Hélio libera trezentos mil quilowatts-hora), pode explicar a origem da energia solar.
   Na segunda parte deste tema, veja o funcionamento e a estrutura solar, Aguarde!

Bibliografia: O Livro de Ouro do Universo, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário