M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

MUTAÇÕES DO CORONA !

    Em Kent, sudeste da Inglaterra, foi observado um aumento na disseminação do coronavírus, em relação a estabilidade no resto do país. A revista Science revelou os resultados de uma pesquisa feita mostrando que metade dos casos ocorridos, na região, era causada por uma variante específica do novo coronavírus ( B.1.1.7).



   Esta variante se mostrou muito mais forte, chegando a cerca de 70% mais contagiosa. Ainda não se tem estudo da letalidade do B.1.1.7., e mesmo assim o governo inglês já tomou algumas decisões para aumentar as medidas de contenção da doença.

  Segundo dados fornecidos em publicações nacionais, no nosso país já existe 4 casos suspeitos dessa variedade do vírus. A grande preocupação no momento é o quanto esse vírus pode evoluir, por processos de acúmulos de mutações que podem modificar seu comportamento.

  O pior de tudo é a onda de total desrespeito as medidas de prevenção por maior parte da sociedade, o Brasil principalmente ( nosso país já é manchete nos principais jornais do mundo, mostrando a total falta de respeito do povo brasileiro, a falta do lado "humano" ).

Bibliografia: revista veja / revista carta capital.

 POSTAGEM TAMBÉM PUBLICADA NO BLOGDOZEBRAO


   Estamos vendo o desenrolar de entrevistas do governo sobre o desmatamento na Amazônia. A floresta de grandes riquezas, o menino de ouro aos olhares de muitos países. Olhem abaixo uma citação do livro A lenda dos rios voadores de Joarez Suti:

     Aproximadamente um em cada três focos de queimadas registrados não tiveram relação com a limpeza de pastagens, mas sim com queimadas que sucederam o corte de áreas de floresta, no ciclo tradicional de corte e queima. Na Amazônia o uso do fogo é um dos estágios finais do desmatamento após o corte raso da floresta e o Ministério do Meio Ambiente declara que os criminosos estariam preparando o solo para o plantio.



   A novela sobre o desmatamento está longe de acabar. Este ano o tema sobre as queimadas também foi explorado pela mídia. Vamos aguardar o desenrolar dos próximos capítulos sobre a responsabilidade do governo na preservação da Amazônia.

”A preservação do meio ambiente continua sendo o problema mais difícil de solucionar dentro desse sistema globalizado pela falta de interesse governamental, mas algum dia o planeta terra será obrigado a parar e começar a pensar que o jogo do desenvolvimento nem sempre pode ser jogado visando o lucro. Às vezes se torna necessário abrir mão de interesses pessoais em prol do bem de todos”.

Bibliografia; blogdozebrao.com.br / Joarez Suti: A lenda dos rios voadores


O DNA HUMANO E O VÍRUS

 TEXTO TAMBÉM PUBLICADO NO BLOGDOZEBRAO.COM.


  A pergunta feita por toda população durante a pandemia é porque algumas pessoas com coronavírus não apresentam sintomas, enquanto outras ficam muito doentes, podendo chegar a morte?

   O mundo todo só fala em segunda onda, e a grande preocupação dos cientistas e infectologistas são as diminuições com os cuidados por parte da população.

  A revista Nature tem publicada um estudo com 2200 pacientes de terapias intensivas, onde foi identificada genes específicos que podem trazer a resposta a indagação acima. Os genomas dessas pessoas foram então comparados com DNA de pessoas saudáveis na tentativa de identificar diferenças. Foi encontrado um gene chamado TYK2.

  O gene é parte do sistema que trona as células imunológicas mais irritadas e mais inflamatórias. Se o gene estiver imperfeito, a imunidade do paciente pode ser colocada em risco, o que provavelmente pode se relacionar com os casos mais graves do Covid.

  Outros genes também foram encontrados, relacionado ao combate na multiplicação do vírus e também no combate aos processos inflamatórios. O que se pode afirmar é que a engenharia genética pode vim a ter a solução para melhor combater o Covid, principalmente no desenvolvimento de remédio.

  Enquanto a ciência faz o seu papel em tentar descobrir uma maneira mais arrojada para combater a doença, seja por vacinas, seja por medicamentos, torna-se necessário a conscientização da população no real risco da pandemia. O que estamos vendo é um grande segmento da sociedade em total descrença ao vírus.

 

Bibliografia: www. Terra.com / saúde ig.com /blogdozebrao.com.br / Amabis, Biologia.