M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Semana da Mulher - Marie Curie

   8  de Março é comemorado o dia internacional da mulher. Nada melhor do que mostrar um pouco da vida da primeira mulher a ganhar um premio Nobel, Marie Curie.
   Maria Sklodowska nascida em 1867  em Varsóvia na Polônia, filha de um professor de física e  matemática, sempre foi uma excelente aluna e aos 15 anos já era professora. Mudou-se depois para Paris onde concluiu seus estudos.
   Em 1894 conhece o professor de matemática e física Pierre Curie com quem se casa. Na época Pierre trabalhava em um laboratório de química industrial e física no qual trabalhariam juntos mais tarde.
 

   Em  1883 e 1894 consegue se tornar bacharel em física e química, tornando-se a primeira professora mulher a dar aula em uma universidade, quando da morte de seu marido em 1906.
   No campo da ciência tem sua primeira grande contribuição com a descoberta do polônio ( em homenagem a sua terra natal) e o rádio, com estudos de radioatividades  junto com seu marido.
   Em 1903 recebe o título de doutora( primeira mulher) , na mesma universidade anterior(Sourbonne), depois de defender a sua tese. Seus trabalhos renderam a ela , junto com o marido e Becquerel( primeiro a estudar os fenômenos), o prêmio Nobel Física. Depois em 1911, continuando seus estudos de radioatividade, ganha um novo Nobel, desta vez em Química, por seus estudos com o elemento rádio.
  Em 4 de julho 1934 de Marie faleceu por leucemia devido ao longo tempo de exposição aos elementos radioativos.
  Pela dedicação aos estudos em uma época difícil, Marie representa uma vitória na batalha das mulheres pela conquista dos seus direitos.