M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

domingo, 21 de maio de 2017

EFAV - A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA MECÂNICA

     A sigla EFAV é uma dica para o aluno entender a sequência real da formação de um movimento, como o MRUV.
    O termo E(energia)F(força)A(aceleração)V(velocidade) tem o significado para formação do movimento, ou seja, variação da velocidade: O consumo de Energia cinética é necessário para produção de Força, que vai criar Aceleração, variando a Velocidade
  Um exemplo simples: Ao ligar a chave do carro inicia o consumo energia com a queima de combustível, o motor vai ganhar força o carro acelera e a velocidade vai variar.
 Qualquer movimento é realizado através de transformação de energia, por exemplo, quando você corre, transforma energia química do seu corpo em energia cinética. O mesmo acontece para a conservação de energia mecânica.





1ª Lei de OHM

  Nesta parte da eletricidade fica bem claro que uma corrente elétrica, de intensidade "i", deve percorrer  um condutor com influência de alguns fatores:
   - Voltagem; a ddp(diferença de potencial) será um fator diretamente proporcional a condução da corrente. Maior ddp, maior energia, com isso fica mais fácil para à corrente vencer os obstáculos de sua condução.
  - Resistência ; quanto maior a resistência no fio (medida em OHM), mais difícil a propagação da corrente. Um dos fatores bem relacionado a resistência de um fio é a sua durabilidades. fios velhos tem maior resistência, a corrente necessitará de mais energia para sua propagação, além do risco de curto com o estado de envelhecimento do fio condutor.
U = R.i
Neste blog tem uma reportagem completa sobre os riscos de curto circuito.