Esta usina usa a queima de combustíveis para produção intensa de calor, usado para produção do vapor. Para potencializar estas usinas são usados combustíveis de alto potencial calórico como os combustíveis fósseis ( petróleo, carvão natural, gás natural).
O calor liberado na combustão, aquece a água circulante na tubulação do interior da caldeira. Assim, á água se transforma em vapor, que, devido a sua alta temperatura, exerce violente pressão nas paredes da tubulação. Esse vapor a alta pressão é então direcionado, empurrando suas pás e movendo seu eixo central. A força do vapor vai movimentar a parte central do gerador, onde estão os magnetos, para que possa ocorrer a indução eletromagnética.
O ponto negativo das termelétricas, devido à queima de combustíveis fósseis, emitem nuvens poluentes diretamente na atmosfera. Essa queima libera, além de material particulado, dióxido de carbono (CO2 ), óxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, que são lançados continuamente na atmosfera.
Outra consequência é nas fontes de água usadas na usina, são retiradas água fria e devolvidas água ligeiramente aquecidas, levando alterações da fauna e da flora locais.
Bibliografia: Física , Castillo, Fukui, Ferdinian; 1ª Ed 2009