M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

A busca da evolução do homem e a G.´.D.´.A.´.D.´.U.´.

M.´.I.´.C.´.T.´.M.´.R.´.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Repeteco: O Universo I


  A explosão de uma estrela traz pistas sobre o passado e o futuro do universo. O fenômeno chamado de supernova consiste na explosão de uma estrela, que irá espalhar uma nuvem de metais pelo espaço.
  A matéria dará origem a novos astros, assim como no chamado Big Bang, bilhões de anos atrás. Segundo físicos britânicos a localização da supernova também dá pistas aos astrônomos sobre o tamanho e a idade do universo.
  O nosso sistema solar tem relação direta com o funcionamento da nossa principal estrela O SOL, um dia ele se "apagará", e o universo continuará sua metamorfose.

Mais informações em O Universo II

Repeteco : O cavalo - vapor

   Em aulas de Física do 1º ano do ensino médio, o aluno tem contato com o conceito de Trabalho e Potência, o primeiro como energia cinética variada ou gasta durante o movimento, e o segundo como a eficiência no uso desta energia em um determinado tempo. O aluno fica sabendo que trabalho se mede em Joule e potência em Watts(W). O curioso são outras unidades como a CV ( cavalo-vapor , 1CV = 735,5W).
  Como James Watt chegou a unidade citado acima? Para demostrar quantos cavalos correspondia a máquina por ele inventada, Watt observou que um cavalo bem forte podia erguer uma carga de 75Kgf ( correspondente a 735,5N) a um metro de altura, em um segundo, logo:
 P = F.d(trabalho - energia variada) /t(tempo) - P = 735,5N . 1 m / 1s = 735,5W.
   James Watt, tem grande contribuição por uma das maiores transformações históricas, a Revolução Industrial,  é o responsável pelo aperfeiçoamento da máquina a vapor.


Por que as ondas quebram?

   As ondas do mar seguem as regras de ondulatória? Sim, como qualquer onda. Ocorre o transporte de energia sem transportar massa (conceito de ondulatória).
    Este comportamento só ocorre em alta profundidade, neste caso nenhum fator pode interferir na propagação de energia, sem transportar massa. Perto da costa ocorre uma diminuição brusca da profundidade, ficando impossível não ocorrer movimentação de matéria, por isso ocorre a quebra, ou seja, no razo a onda do mar perde as propriedades de uma onda normal, permitindo transporte de matéria.


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Estrela de uma quarta dimensão teria dado origem ao nosso Universo



  Seguindo reportagem divulgada pelo Canal History:
 
   Cientistas canadenses apresentaram uma teoria revolucionária sobre a gênese do cosmos, baseada na possibilidade de que nosso universo tridimensional teria surgido como o horizonte de uma estrela caída de um universo de quatro dimensões. Até hoje, a teoria do Big Bang, que afirma que todo o universo existente se originou após a explosão de um ponto infinitamente pequeno, maciço e denso – denominado singularidade espaço-tempo –, é a mais aceita.
    A expansão do universo perceptível e a existência de ondas gravitacionais primordiais, dentre vários fenômenos descobertos pelos físicos e astrônomos, reforçaram esta teoria. Entretanto, além de determinar um ponto de partida para a existência do cosmos, a teoria do Big Bang nunca tentou explicar o que precedeu a grande explosão. A explicação apresentada por uma equipe de especialistas do Instituto Perimeter de Física Teórica, no Canadá, lança luz sobre esse enorme mistério. A teoria dos canadenses faz uma analogia entre o fenômeno do horizonte de eventos de um buraco negro, no universo tridimensional ao qual pertencemos, e um processo semelhante, ocorrido em um universo hipotético de quatro dimensões
   Em um buraco negro, o chamado horizonte de eventos representa um ponto sem retorno para a matéria e a energia: qualquer partícula existente que atravesse esse ponto, incluindo os fótons, será atraída pela imensa gravitação da massa no centro do buraco.      
     Esse fenômeno transforma o horizonte de eventos em um espaço praticamente bidimensional, no qual, como se fosse uma barreira, a passagem de qualquer partícula além dessa fronteira significa um desaparecimento virtual da realidade perceptível para um sujeito externo; não se trata, na verdade, de um aniquilamento, mas se torna impossível ver o que acontece com ela. O caso do universo hipotético de quatro dimensões seria similar, de acordo com os cientistas: um buraco negro, em uma quarta dimensão, implicaria um horizonte de eventos de três dimensões, como nosso universo.
   A teoria revolucionária remonta ao mesmíssimo Big Bang, que aconteceu devido ao colapso de uma estrela em um buraco negro, e aos fenômenos atuais vigentes, como a expansão do universo observável, posto que os horizontes de acontecimentos abrangem uma expansão. Assim, não existem contradições entre as teorias vigentes e a dos cientistas canadenses.
Fonte: Canal History - Dailygalaxy